Aos passantes, desejamos boa leitura.
Aos copistas, desejamos bom proveito.
Aos leitores qualificados, agradecemos, sinceramente

"Desafios"

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e convivência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafios"

Martin Luther Kink Jr

terça-feira, 15 de maio de 2012

Fundação Casa de Jorge Amado

Um dos nossos projetos no primeiro trimestre é o trabalho com a biografia literária. Este é um tipo de texto que tem sido mais valorizado, pois muita gente se interessa pela vida alheia. Parece banal, mas não é, pois não é qualquer vida que nos interessa. Queremos conhecer artistas: poetas, escritores, cantores, músicos, produtores de cultura. É claro que gostaríamos de conhecer outros tipos de personalidades (cientistas, políticos, inventores, etc), mas preferimos nos deter ao campo cultural, por razões óbvias: amamos literatura e música.
Sendo assim, como professora do grupo do 8º ano de 2012, lancei o desafio: conhecer as biografias de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Jorge Amado. Os dois primeiros completam 70 anos este ano e são baianíssimos. Chico (desta forma intimista) é um dos maiores ícones da MPB. É impossível falar em música de protesto e música brasileira de qualidade e deixar Chico Buarque de Hollanda de lado. E por fim, Jorge Amado por dois grandes motivos: estaria completando 100 anos se estivesse vivo, e é , na minha compreensão e crítica, um dos maiores escritores do Brasil.
Feito o desafio, fomos estudar as biografias, pesquisar, conhecer lugares, ouvir músicas, ver filmes e documentários e escrever sobre nossos ídolos.
Fizemos uma visita à Fundação Casa de Jorge Amado. Lá os alunos puderam ver de perto documentos, livros, prêmios e tantas relíquias pertencentes a Jorge, seguido da apreciação de breve documentário sobre o nobre escritor.
Para documentar a visita, os alunos produziram um Folder com as informações principais sobre a casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário