Chico Buarque: o mestre da música brasileira!!
Por Brunna Leahy
“... A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor...”
-A Banda
Essa canção poética foi escrita pelo dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque de Hollanda, que com essa super canção destacou-se em 1966 quando venceu o Festival de Musica Popular Brasileira.
Chico Buarque de Hollanda, filho do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Alvim Buarque, uma pianista amadora, nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1944. Quando era pequeno estava sempre rodeado de amigos de seu pai, e músicos amigos de sua Irma Miúcha.
Seu interesse por música, poemas e letras vinha desde pequeno. Quando pequeno brincava de diversas coisas com seus seis irmãos. O adorável músico brasileiro e sua família mudavam-se muito, já moraram no Rio de Janeiro, São Paulo, Itália, entre outros lugares. Aos seus 13 anos Chico começou a aprender violão.
Enquanto crescia foi descobrindo seu talento com a música, fez sua primeira composição chamada “Canção dos olhos” no colégio Santa Cruz aos 15 anos. Quando foi entrar na faculdade pensou em fazer Letras, mas acabou fazendo vestibular na FAU.
Suas maiores influências foram: Noel Rosa, Ismael Silva e Antônio Alves. Foi-se adaptando à vida musical, participando de shows estudantis,
Em 1969, o grande poeta foi ameaçado pela ditadura militar no Brasil e se autoexilou na Itália, onde fez espetáculos. Nessa época fez as canções “Apesar de você” e “Cálice”, essas músicas eram conhecidas como músicas de protesto. Ao voltar ao Brasil, continuou compondo músicas de protesto, que denunciavam aspectos sociais.
Chico Buarque também escreveu livros, peças e filme, como o livro Estorvo em 1991, foi seu primeiro romance que recebeu o prêmio Jabuti. Entre outros, escreveu também a peça "Roda Viva" em 1967/1968.
O GRANDE CANTOR E COMPOSITOR CHICO BUARQUE!
Por Letícia Teixeira
"Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor..."
Este trecho dessa bela música, “ A Banda”, foi escrita pelo cantor e compositor Francisco Buarque de Hollanda. Nascido no Rio de Janeiro no dia 19 de junho de 1944, o grande músico, contribuiu muito para a música brasileira por sua criatividade. Aquele menino, que ouvia as marchinhas e os sambas do rádio de sua babá, tornou-se um grande artista.
Filho do historiador e sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista amadora Maria Amélia Alvim Buarque, Chico era o quarto filho do casal. Quando pequeno, ouvia muito Elvis Presley e o rádio de sua babá, o que ele apreciava muito. Algumas de suas músicas, retratam muito do eu-feminino, falando de poesia e beleza, como por exemplo: "Com açúcar e com afeto" e "Olhos nos Olhos".
Sua família mudou-se para São Paulo, onde brincava e se divertia com seus irmãos no quintal. Logo depois, seu pai foi lecionar em uma universidade na Itália, e novamente, todos mudaram-se. Lá iniciou seus estudos e quando retornou para São Paulo, aprendeu as primeiras notas musicais.
Aos 15 anos fez sua primeira música "Canção dos olhos" e aos 19, prestou vestibular na FAU. Ele era muito influencido pelo poeta Vinicius de Moraes, o que fez seguir sua carreira musical. Ele apresentou-se em programas, e principalmente, participou dos festivais de MPB, o que, o tornou mundialmente famoso.
Chico se casou com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas: Silvia, Helena e Luísa. Ele conheceu Gilberto Gil e Caetano Veloso (que criaram o Tropicalismo)e começou a viver somente da música.
Por volta de 1964, começou a Ditadura Militar, e esteve exilado na Itália. Ao voltar ao Brasil, junto com outros cantores, Chico expressou o que sentia daquilo tudo pelas músicas, só que nem todas eram publicadas por causa da censura.
As músicas "Meu Caro Amigo" e "Apesar de você" foram claramente para o regime militar, porque falavam de seus sentimentos. Além disso, ele também participou da "Passeata dos Cem Mil"
Nenhum comentário:
Postar um comentário