Aos passantes, desejamos boa leitura.
Aos copistas, desejamos bom proveito.
Aos leitores qualificados, agradecemos, sinceramente

"Desafios"

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e convivência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafios"

Martin Luther Kink Jr

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Literatura: uma arte para a vida!



Você gosta de ler? Você tem o hábito de ler? Acha mesmo

que a leitura é importante na sua vida?

As empresas sempre procuram profissionais com maior capacidade de desenvolver projetos, com mais criatividade e conteúdo para atender as novas necessidades que o mercado exige.

A leitura pode proporcionar ao adolescente vários ramos do conhecimento humano e o ajuda a contemplar a sua vida profissional, com mais amadurecimento para as circunstâncias da vida.

Quando o jovem tem acesso a convivência com os livros, ele possivelmente fica longe das drogas e de ambientes promíscuos, diminuindo a violência. O Brasil precisa investir na área da educação social, através da publicidade e de eventos educacionais de inclusão digital.

Segundo o Diretor do Centro de Pesquisas Históricas na Escola de Altos Estudos em Ciências na França, Roger Chatier, “As telas de computador que existem hoje são telas escritas, que podem ajudar a ensinar a ler e escrever, e que podem proporcionar um acesso a uma biblioteca sem limites”.da educação social, através da publicidade e de eventos educacionais de inclusão digital.

Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Os bons livros da literatura infantil devem ser presentes desde cedo no ambiente familiar, pois proporcionam prazer e conhecimento contribuindo para o desenvolvimento social, emocional

A música é a outra forma de levar o indivíduo á leitura, conhecendo um mundo mais amplo. A adolescência é a fase da formação da personalidade do indivíduo e a literatura ajuda na escolha dos diversos fatores dos meios sociais para enfrentar os obstáculos que a vida oferece.

Neste período é quando surgem as primeiras manifestações acerca da criação literária: a escrita em diários, as poesias a namorada, as cartinhas de amor ou as vozes caladas que protestam a solidão estão associadas à escrita, momento em que os adolescentes manifestam seus sentimentos acerca do seu cotidiano.

Os livros precisam caminhar com o homem à medida em que ele cresce. Com o tempo o indivíduo vai levando a literatura a sério, ele vai abrindo, adequando conhecimento para obras mais difíceis.

Uma pergunta polêmica que está frequente com a atualidade: daqui a 40 ou 50 anos, quando a internet fizer parte da formação inicial de todas as gerações, um livro impresso ou jornal não poderiam se tornar obsoletos?

Uma boa resposta é de Roger Chartier que afirma: “Não desejo e nem acredito nisso, porque ler um “mesmo” texto na frente do computador e num objeto impresso leva a leituras diferentes. A primeira é realizada por rubricas, temas, palavras-chaves e dá acesso a informações segundo uma ordem enciclopédica na qual cada fragmento tem como contexto os outros textos que se encontram sobre a mesma rubrica de sua origem. Já o sentido da segunda leitura é constituído por cada fragmento em relação a todos os textos presentes na mesma página ou publicadas no mesmo exemplar. É a intenção editorial, intelectual ou estética que mostra o contexto”.

Em 2005, a rede de livrarias Saraiva vendeu 277.000 exemplares de títulos voltados para o público infanto

juvenil. Em 2010, foram 1.7 milhões – um estarrecedor aumento de 514% - O crescimento deve-se em parte á ampliação da rede com a compra da Siciliano , em 2008. Mas nenhum outro segmento se desenvolveu tanto quanto ao juvenil.

Com esses dados estatísticos pode-se afirmar que o jovem está estimulado à literatura por diversos meios, portanto, é de suma importância desenvolver em nós “uma cultura de leitura”, pois assim seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.

Os 5 livros mais lidos pelos adolescentes!

1 – Coleção Harry Potter – J.K Rowling.

2- Saga Crepúsculo – Stephanie Meyer.

3- Gossip Girl –Cecily von Ziegesar.

4- Coração de tinta- Conelia Funke

5 – Querido Diário Otário – Jim Beton.